DESLIZAMENTOS DE TERRAS/ Deslizamento de encosta/ Movimento de massas/ Queda de barreiras

Deslizamentos de Terras "Movimentos de massas"


        É muito comum todos os anos, em períodos chuvosos, recebermos notícias nos telejornais sobre mortes devido aos movimentos de massas, ou seja, deslizamentos de encostas. As pessoas que geralmente são vítimas dessas tragédias são pessoas da classe média baixa, onde são marginalizadas e quase que obrigadas a residir em locais íngremes.

        Existem diversos fatores que podem fazer com que venham agravar o processo dos deslizamentos das encostas, citarei três de grande importância, o qual são a declividade e estabilidade, e a quantidade de água contida nos materiais.

         Quase todos os movimentos de massas são de ocorrência natural, mas o homem também pode agravar o processo de deslizamento. Por exemplo, quando se retira a vegetação de uma encosta, a mesma torna-se instável porque as raízes da vegetação ligam o solo. Quando isso não ocorre, a água infiltra-se facilmente no solo, e com isso facilita-se ocorrer um deslizamento da encosta por saturação do relevo da encosta.

        A declividade da encosta e a umidade são importantes fatores no processo do deslizamento, visto que também a força da gravidade também atua de forma significante.

        Nos períodos de intensas chuvas torrenciais, as encostas que não têm uma boa cobertura vegetal e possuem alta declividade têm mais probabilidade de ocorrer um deslizamento, devido à facilidade da ação da erosão.



        O deslizamento não só ocorre no solo, nos continentes, mas também nos relevos submarinos, nas dorsais oceânicas. Dependendo do nível desse deslizamento, poderá ocorrer um Tsunâmi.

        Existe uma grande relação entre movimentos de massa e a tectônica de placas, visto que a grande elevação dos relevos tem bastante a ver com a tectônica, as orogêneses estão intimamente ligadas à Tectônica, e vimos que os locais mais propensos para ocorrer um deslizamento são as altas encostas, com altas declividades.

        A Tectônica de Placas atua gerando as orogêneses, altas encostas, e também na ocorrência de tremores de terras, e essas vibrações tornam instável as encostas, provocando um deslizamento.

        Pois a melhor forma de evitar serem vítimas desses deslizamentos é habitar distantes desses locais de riscos, e não remover a cobertura vegetal das encostas.

 


Autor: MOISÉS A. MUNIZ

Comentários