As fontes de energia são a responsável por grandes alterações na sociedade, sobretudo durante a Revolução Industrial, período em que, inicia um grande processo exploratório dos recursos energéticos. A indústria de tecidos inicia seu processo de produção limitada dentro do espaço geográfico, devido à sua necessidade de ficar nas margens dos rios, pois seu motor era a força das águas para o movimento da roda de água para a produção dos tecidos. Posteriormente, com o avanço tecnológico, foi possível vencer essa barreira com o uso de outras fontes energéticas. Outro momento de grande importância na história social, é a construção do primeiro trem a vapor, e o primeiro navio movido por meio de fontes energéticas produzidas pelo vapor. Isso mudou completamente a vida em sociedade, o acesso a regiões antes distantes agora se torna cada vez mais próximo, o tempo e espaço é alterado, os produtos chegam mais rápido ao mercado consumidor, tudo isso é fruto da exploração das fontes energéticas existentes em nosso planeta.
As fontes de energia são variáveis dentro do espaço geográfico, cada país tem sua fonte de energia, mas, sobretudo, é predominante em todo o planeta o maior uso das fontes de energia não renováveis. Isso decorre também pelo fato de que são as fontes de energia que proporcionam uma maior produção de energia em larga escala, são as fontes de energia como o carvão mineral, o petróleo, o gás natural, o urânio. Em menor escala de uso estão as fontes de energia renováveis. Uma observação importante é que dentro da energia renovável está a produção hídrica, ou seja, a energia produzida através das usinas hidrelétricas, essa produz em larga escala, é a principal matriz energética brasileira. Ainda dentro das fontes de energia renováveis, estão a eólica, solar, biomassa, geotérmica.
As fontes de energias não renováveis, na realidade, são renováveis, porém são renováveis no tempo geológico, trazido para o tempo histórico, tornam-se não renováveis. No entanto, o grande problema são as poluições e o risco à biodiversidade, a realidade é que esses problemas ocorrem tanto com as fontes de energia renováveis, como também com as não renováveis. Fonte de energia totalmente limpa é quase que impossível. Eis um desafio para a civilização.
As fontes de energia são classificadas ou divididas em energias renováveis e energias não renováveis. De modo geral, a fonte de energia renovável tem a sua capacidade de produção bastante limitada, e por ser bastante cara, impossibilita o seu maior uso. Devemos compreender que até mesmo as fontes de energia ditas renováveis, em muitos casos, não são tão limpas como prometido ou difundida. Podemos utilizar como um exemplo a energia eólica, que mesmo sendo renovável, produz uma poluição visual e sonora, e pode prejudicar até mesmo as rotas das aves. Outro exemplo bastante interessante é a energia solar, que quando aquecida suas placas podem matar aves que pousarem ou passarem por muito perto. Diante de tudo isso que analisamos sobre as fontes de energia renováveis, ainda tem sua dificuldade em relação à escala de produção, sendo incapaz de alimentar um país tão grande e continental como o nosso país.
Outro ponto muito importante é justamente na nomenclatura difundida que prega que as fontes de energia, por exemplo, os combustíveis fósseis não se renovam, isso não é uma verdade, visto que essas fontes de energia são oriundas da própria natureza, vinda das matérias orgânicas. No entanto, o tempo que um simples galho de uma árvore caia em um solo e se transformar em combustíveis fósseis isso custará milhares de anos, algo que não acompanha nosso tempo histórico, nesse caso, estamos falando de tempo geológico. Diante disso, é logo classificado como não renovável. Dentro das fontes de energia não renováveis, temos o petróleo, que é largamente utilizado no mundo desde as revoluções tecnológicas. Os automóveis do mundo todo se utilizam dessa fonte de energia que, de modo geral, é controlada pelos países do Oriente Médio, tais como o Iraque, Afeganistão, Arábia Saudita. Essa fonte de energia é a fonte responsável pela produção de diversos produtos, por exemplo, a gasolina, o pneu, etc.
A energia utilizada em nosso país para iluminação, para o uso nas indústrias, para assistir à televisão ou ouvir uma música no rádio, é produzida nas grandes hidrelétricas. Essas usinas hidrelétricas são classificadas como energia limpa, ou seja, as fontes de energia renováveis são nomeadas de energia limpa, mas como já vimos, não é tão limpa assim como dizem. Em relação ao Brasil, existem diversas usinas hidrelétricas, principalmente pela grande riqueza fluvial do nosso país, por ser abundante em rios de relevo planáltico, como o rio São Francisco, rio Paraná, que são justamente os rios propícios à construção de hidrelétrica, devido à força da água devido ao seu relevo.
A produção de energia através do Urânio, a energia nuclear, devido à sua produção em larga escala, e muitos defendiam o seu uso, até ocorrer o acidente de Hiroshima e Nagasaki. Fato esse que colaborou para o encerramento de debates de implementação desse uso de energia nuclear. No Brasil ocorre a produção de energia nuclear, no entanto, a predominância são as hidrelétricas, o angla 1, Angla 2 e Angla 3, situadas no sul do Rio de Janeiro, na cidade de Anglas dos Reis. Segue abaixo a tabela de uso de energia no Brasil.
Portal Toda Matéria. Disponível em:
Portal Energia. Disponível em:
Portal Mundo Estranho. Disponível em:
Comentários