FALTA DE ÁGUA E POLUIÇÃO DAS ÁGUAS






A FALTA DE ÁGUA no planeta
água
&
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

Texto: Moisés A. Muniz
Leia esse texto e reflita, faça a sua parte, pense o que será de seus netos e bisnetos sem a água doce.

Vivemos em uma época, que a cada dia vemos nos noticiários, como jornais e telejornais, muitos comentários sobre o nosso futuro, o futuro da humanidade, o que será do planeta sem o solvente universal, a água potável.
Através das atitudes da humanidade, vemos que boa parte não está nem um pouco preocupada com a questão, não vem contribuindo com as dicas e informações sobre o consumo da água, é muito comum ver pessoas jogando água através de mangueiras em suas calçadas, e até mesmo nas ruas, um total desperdício de água.





Como visto no titulo desse texto, o nome, planeta água, sendo assim você pode até pensar, e então se tem esse nome quer dizer que temos muitas águas, e para quer se preocupar com isso. O titulo é justamente um paradoxo, para tentar chamar a sua atenção para a causa.
O nosso planeta contém um volume muito alto de água, sendo que a maior reserva de água são os oceanos, a água do oceano  são impróprias para o consumo, por conter em suas águas um volume muito alto de NaCl que é o cloreto de sódio, o sal de cozinha, e também contém outros elementos químicos dissolvidos. Portanto a água que podemos utilizar é aquela que precipita ou cai nos continentes.

Nosso planeta possui vários depósitos de águas, assim como temos em nossa casa os tonéis de águas, as caixas de armazenamentos de águas, o planeta terra também possui seus depósitos de águas, que a sua nomenclatura é reservatórios de água. Esses reservatórios de águas são os rios e lagos, o oceano, os arquíferos, as geleiras, a atmosfera e biosfera.

Um dos maiores consumidores de água do mundo é o Estados Unidos , e tem aumentado o seu consumo desde o século XIX, em 1990 o volume de água utilizada pelos americanos do norte, é alarmante com cerca de 1,283 trilhão de litros consumida por dia," isso é preocupante".
A água possuem um ciclo, o ciclo hidrológico, na qual esse ciclo tem forte relação com a evaporação e precipitação, ou seja, a evaporação é quando a água do mar ela passa da fase líquida para vapor de água, transformando-se em nuvens, já a precipitação são as chuvas. Portanto a água é evaporada, transformada em nuvens, e depois condensa e cai na forma de chuvas, existe um certo equilíbrio nos reservatórios, equilíbrio no volume de água que sai e que entra, geralmente o oceano evapora mais água do que precipita, então o valor que deixou de ser precipitado no mar é compensado através das águas vindas dos rios e lagos, geleiras e fluxos de águas subterrâneas, ou seja, há um forte equilíbrio, não se ganha e não se perde água, o reservatório atmosférico também não perde água, o volume de água em cada reservatório permanece constante.

Visto que o volume de água permanece constante em cada reservatórios, então, por que tanta preocupação com a falta de água? é o seguinte, o volume permanece constante, porem a águas estão sendo poluídas, é comum ver rios podres, totalmente cobertos de pastas, poluídos pelas fábricas, muito comum na cidade de Toritama-PE, onde as fábricas de tecidos deixam suas marcas nos rios, "até que ponto a sociedade pretende chegar", também e possível ver rios onde muitas famílias utilizam como se fosse uma força, onde jogam todos os materiais fecais, e urinas, portanto antes de completar o ciclo, a água é poluída, com isso o numero de água potável no planeta só tendem a diminuir.
As contaminações das águas ocorrem de várias maneiras, como já foi dito nesse texto que a atmosfera é um reservatório de água, então quando é lançado CO2 em excesso na atmosfera, óxidos azoto, dióxidos de enxofre, e também outros gases, com isso ocorre a contaminação das partículas de água da atmosfera, essas partículas ao precipitar, devido o excesso de gases elas são acidificada, ou seja, as moléculas de água da atmosfera são contaminada pelos gases predominantes da ação antrópicas, e com isso ocorre a famosa chuvas ácidas.


As chuvas ácidas que são deposições ácidas, ocorre devido o excesso de gases na atmosfera, principalmente o dióxido de enxofre, que é causado pela queima de madeiras, e queima de combustível fóssil. Essa ação do homem faz com que as precipitações fiquem ainda mais ácida, isso significa dizer que o pH da água fica em torno de 4,3, ou seja, menor que 4,5, isso é muito ruim para as plantas que são danificadas pela precipitação ácida, até mesmo as fortes estruturas de mármores, e prédios são danificados pela acentuada acides da chuva, os seres aquáticos são fortemente prejudicado.

A utilização dos rios e mares como fossas, os despejos dos lixos domésticos, é um absurdo, pois o excesso desses matérias orgânicos provocam o conhecido fenômeno maré vermelha, isso ocorre tanto em águas doces, e também salgadas. Esse fenômeno prejudica tanto a vida aquática, quanto a vida humana. Devido o excesso desses lixos, prolifera-se bactérias aeróbicas, que necessitam do oxigênio, essas bactérias consumem todo ou boa parte do oxigênio da água, como essas bactérias consomem todo o oxigênio, elas mesmo morrem devido a falta de oxigênio na água, quando elas morrem libera substâncias tóxicas, e
envenena a água, com isso os peixes morrem, como o  fenômeno da maré vermelha ela ocorre na superfície da água, impedem a passagem da luz solar, e com isso prejudica a fotossíntese, ou seja, as plantas necessitam de luz solar para libertar oxigênio, e armazenar a luz solar como forma de energia química, isso também torna a água imprópria para o consumo humano. Portanto não despeje lixos domésticos e fecais em rios, lagos, mar, etc.
Alguns pescadores também tem contribuído na poluição, abandonando nas águas dos mares e rios, redes de pescas, que além de poluir, continua pescando sem governo, continua ali matando os peixes.

A difusão das águas contaminada ocorre de varias maneiras, uma bastante conhecida é a água de lastro, a água de lastro é a água do mar que são armazenada nos tanques de armazenamentos dos navios, ela serve para manter a estabilidade do mesmo. Portanto a água de um oceano de um continente pode ser transportada e despejada em um outro oceano de outro continente, com isso a água contaminada é difundida, e espalha a contaminação a longas distâncias.
A água pode ser um bem ou um mal, ou seja, a água contaminada é um mal, pois provoca doenças, como, disenteria, amebíase, cólera, segundo pesquisas da OMS - Organização Mundial da Saúde, cerca de 2 milhões de pessoas, inclusive crianças morrem por ano no mundo devido a água contaminada. A água também é um bem indispensável para a manutenção da vida, a água bem tratada serve como um regulador térmico, previne de doenças (infecção urinaria e renal ) além disso hidrata os organismo, tudo ou quase tudo é contém água, por exemplo, o homem contém cerca de 70% a 75% de água no corpo, isso depende da idade, ou seja, um idoso contém menos água no seu corpo, que provoca as rugas e etc.
A água doce é muito pouco quando comparada com a porção de água salgada, veja, cerca de 95,96% é composto de água salgada, enquanto a água doce existente no planeta, é cerca de 4,04%.

Fiz esse texto na intenção de enfatizar a grande importância da água para todo ser vivo,  cuidar do ambiente, é mais que obrigação nossa, o planeta vai continuar existindo, não vai acabar, independente de qualquer catástrofe que ocorra, o prejudicado somos nós seres humanos, e toda forma de vida, da maneira que está encaminhando, a água vai se torna o petróleo, não mais preto, mas incolor, provavelmente com a falta da água, terá um preço muito alto, então poderá haver guerra pela água, como o recurso que torna a água salgada em água doce é muito caro, certamente o preço da água se elevará, o dia da água é comemorado no dia 22 de março, mas acredito que o dia da água são todos os dias, reflita sobre a questão. 
AUTOR: MOISÉS A.MUNIZ. 


Abaixo segue algumas dicas de consumo da água, muito importante, faça delas o seu dia a dia, as dicas abaixo do consumo da água foram tirada do site (www.extremoss.com.br e www.brasildasaguas.com.br)

  Ao tomar banho: um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água. Banhos curtos economizam água e energia elétrica.
  Ao escovar os dentes: com a torneira aberta, o gasto é de até 25 litros. Primeiro escove e depois abra a torneira para encher um copo com a quantidade necessária para o enxágüe.
  Ao apertar a descarga: uma válvula de privada no Brasil chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto. Por isso aperte apenas o tempo necessário.
  Ao usar as torneiras: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto e se estiver pingando são 46 litros por dia.
  Ao lavar louças: lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros. O certo é primeiro escovar e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.
  Ao lavar calçadas: muitas pessoas utilizam a mangueira como vassoura, desperdiçando água tratada na lavagem das calçadas. Use a vassoura e quando necessário um balde ao invés de deixar a mangueira aberta o tempo todo.
  Ao lavar roupas: apenas use a máquina de lavar quando estiver bem cheia.
  Ao lavar o automóvel: gasto médio de 560 litros em 30 minutos. Lavar apenas quando for realmente preciso, usando um balde em vez de mangueira, e economiza será de 520 litros.
  Ao molhar plantas: primeiro, consulte a meteorologia para ver se vai chover! Regar somente o necessário usando um esguicho tipo "revólver", que libera a água só quando adicionado. Armazena a água da chuva para molhar suas plantas.

Comentários