O fenômeno das mudanças climáticas é um processo que se dar de diversas formas, mediante causas de origem externas (ciclo solar, variação orbital) ; por meio de influências internas (deriva dos continentes, El Niño e Lá niña, esfriamento global e glaciações) e por causas antropogênicas (Emissão de gases poluentes) sendo esse ultimo o mais observado atualmente.
A revolução industrial do século XVIII e XIX, foi um processo que marcou de forma significativa o surgimento de problemas ambientais, observados até hoje, e que vem se agravando a cada dia. Esses problemas estão relacionados ao aumento descontrolado da população e por conseguinte a liberação de gases poluentes na atmosfera como: CO, CO₂, enxofre e outros.
De todos os problemas ocasionados, o mais estudado e comentado é o Efeito Estufa – processo responsável pelo aquecimento da temperatura média da terra, e assim com esse aumento na temperatura passa a pôr em risco a vida animal e vegetal existente no planeta, sem falar no derretimento das calotas polares que irá ter como consequência, o aumento do nível dos oceanos que tem influência nas regiões litorâneas, ocasionando assim destruição.
Pois a radiação solar que deveria ser irradiada de volta para o espaço, passa a ficar retida e assim causando os problemas citados anteriormente.
A convenção de mudanças climáticas, estabeleceu medidas de controle da emissão de poluentes, com a elaboração do protocolo de Kyoto, que tem como proposta a preservação de florestas nativas ou reflorestamento, pois por meio da fotossíntese absorve-se gás carbônico na atmosfera.
O Brasil atualmente é bastante atuante em tratados internacionais ambientais, além do protocolo de Kyto, e por suas características geográficas, climáticas, etc.
A segunda conferência das nações unidas para o meio ambiente e desenvolvimento, conhecida popularmente como ECO-92 ou RIO-92, foi realizada no Rio de Janeiro em 1992, teve como principal objetivo buscar meios para conciliar o desenvolvimento sócio econômico e industrial, a conservação do meio ambiente.
Foram formulados diversos documentos importantes, entretanto, até hoje muitos dos termos desses documentos não foram colocados em prática devido à resistência de países desenvolvidos, que temem que sua economia sofra com a mudança de comportamento, entre eles com uns destaques maiores os Estados Unidos da América.
É preciso haver um equilíbrio entre o homem e o meio, ou seja, um meio sustentável, pois se continuar o crescente agravamento de tais ações devastadoras sobre o meio ambiente, as consequências virão com maior intensidade e o principal prejudicado será o mesmo, devido suas ações ambiciosas e sem limites.
Comentários