Pular para o conteúdo principal

MUDANÇAS CLIMÁTICAS/ POLUIÇÃO AMBIENTAL/ RIO 92/ECO-92


               Mudanças Climáticas



        O fenômeno das mudanças climáticas é um processo que se dar de diversas formas, mediante causas de origem externas (ciclo solar, variação orbital) ; por meio de influências internas (deriva dos continentes, El Niño e Lá niña, esfriamento global e glaciações) e por causas antropogênicas (Emissão de gases poluentes) sendo esse ultimo o mais observado atualmente.


        A revolução industrial do século XVIII e XIX, foi um processo que marcou de forma significativa o surgimento de problemas ambientais, observados até hoje, e que vem se agravando a cada dia. Esses problemas estão relacionados ao aumento descontrolado da população e por conseguinte a liberação de gases poluentes na atmosfera como: CO, CO₂, enxofre e outros.

        De todos os problemas ocasionados, o mais estudado e comentado é o Efeito Estufa – processo responsável pelo aquecimento da temperatura média da terra, e assim com esse aumento na temperatura passa a pôr em risco a vida animal e vegetal existente no planeta, sem falar no derretimento das calotas polares que irá ter como consequência, o aumento do nível dos oceanos que tem influência nas regiões litorâneas, ocasionando assim destruição.

        Pois a radiação solar que deveria ser irradiada de volta para o espaço, passa a ficar retida e assim causando os problemas citados anteriormente.

        A convenção de mudanças climáticas, estabeleceu medidas de controle da emissão de poluentes, com a elaboração do protocolo de Kyoto, que tem como proposta a preservação de florestas nativas ou reflorestamento, pois por meio da fotossíntese absorve-se gás carbônico na atmosfera.

        O Brasil atualmente é bastante atuante em tratados internacionais ambientais, além do protocolo de Kyto, e por suas características geográficas, climáticas, etc.


        A segunda conferência das nações unidas para o meio ambiente e desenvolvimento, conhecida popularmente como ECO-92 ou RIO-92, foi realizada no Rio de Janeiro em 1992, teve como principal objetivo buscar meios para conciliar o desenvolvimento sócio econômico e industrial, a conservação do meio ambiente.

        Foram formulados diversos documentos importantes, entretanto, até hoje muitos dos termos desses documentos não foram colocados em prática devido à resistência de países desenvolvidos, que temem que sua economia sofra com a mudança de comportamento, entre eles com uns destaques maiores os Estados Unidos da América.

        É preciso haver um equilíbrio entre o homem e o meio, ou seja, um meio sustentável, pois se continuar o crescente agravamento de tais ações devastadoras sobre o meio ambiente, as consequências virão com maior intensidade e o principal prejudicado será o mesmo, devido suas ações ambiciosas e sem limites.

Comentários

Anônimo disse…
muito bom,gostei.

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos Econômicos / Nafta / União Europeia/ Benelux / Mercosul/

São associações de países que estabelecem  relações econômicas privilegiadas entre si  e que tendem a adotar  uma soberania comum , ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado.   (OBJETIVO)   A criação do  Benelux   em 1944 foi estimular o comércio e a produção para tentar assegurar o crescimento econômico entre os países membros.   BE – Bélgica Ne - Holanda   Lux  – Luxemburgo    C.E.C.A. (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço) 1947. O Benelux + Alemanha e França.   Região de disputa entre Alemanha e França =  A região da  Alsácia e Lorena, rica em carvão e aço.     A CECA, além de estimular o comércio e a integração econômica, levava os dois países a colaborarem entre si, evitando assim que se destruíssem. Site do congresso Nacional Definição sobre os níveis http://www.camara.leg.br/mercos...

Ilha de calor, albedo e impermeabilidade dos solos

OUÇA TODO O TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)            Conforme Amorim (2020), a ilha de calor é um fenômeno complexo, é resultante da diversidade das paisagens e a intensidade e o horário da ocorrência das ilhas de calor depende da interação entre as características do relevo, da vegetação, condições meteorológicas e das construções. Diante disso, demonstra-se a relação direta entre a forma e o clima, o modo como o homem se relaciona com a natureza influencia diretamente no microclima em que ele vive.         Segundo Mesquita (2012), o albedo é inversamente proporcional à capacidade que a superfície tem de absorver o calor. Destarte, um albedo alto é a capacidade de refletir esse calor, essa capacidade de refletir está diretamente ligada à cor desta superfície, daí vemos a grande presença nas grandes cidades da coloração cinza, preto, nos assoalhos das vias, assim como nas vidraças dos prédios. Diante do exposto, quanto mais escur...

NASA VIDA EM MARTE TRAÇA ESTRATÉGIAS PARA TRAZER À TERRA -SERÁ ?

OUÇA TODO O TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)                     Estratégias promissoras para trazer amostras importantes de Marte para a Terra até a década de 2030 estão em análise, segundo a NASA. As propostas oferecem alternativas ao plano original do programa Mars Sample Return, desenvolvido pela NASA em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA). O projeto inicial foi considerado difícil de implementar A agência decidirá quais as novas estratégias a seguir até o final de 2026, com o objetivo de reduzir custos, complexidade e duração da missão, conforme anunciado por Nelson em coletivo de imprensa. Desde fevereiro de 2021, o rover Perseverance tem coletado rochas e poeira na cratera Jezero, um antigo lago e delta do rio, local que pode ser chave para descobrir se já houve vida em Marte. Retornar essas amostras à Terra pode responder a questões fundamentais sobre a possibilidade de vida fora do nosso planeta, mas é um desafio ...