Pular para o conteúdo principal

EFEITO ESTUFA



 
Efeito Estufa



Bom abordaremos alguns conceitos básicos do que vem a ser o efeito estufa, antes de qualquer coisa, deixaremos claro que o efeito estufa é um evento natural da natureza, que sempre vai ocorrer sem o com a interferência do homem.
O efeito estufa é benéfico a vida na terra, é ele quem mantém a temperatura ideal para a vida no planeta terra, os principais gases estufa são o metano, o dióxido de carbono, e vapor de água.
Apesar de ser benéfico, com o excesso desses gases tudo muda, principalmente o metano que tem a capacidade de aquecer cerca de 11 vezes mais que o carbono, o problema do efeito estufa ocorre com os locais muito poluídos, onde as industrias que não tem projetos de diminuição de poluição agrava o processo.
O problema ambiental é muito discutido nos dias atuais, afinal de conta devemos cuidar da nossa casa que é o planeta terra, imagina se você todos os dias tira uma porta, uma telha, um tijolo, chegara um momento que será impossível habitar, o mesmo acontece com o nosso planeta devemos cuidar para não termos problemas no futuro.

O sol radia o calor onde chega até a superfície da terra, se haver gases em excesso esse calor radiado na superfície terrestre ficará retido e não ira irradiar, com isso a temperatura terrestre aumentará.
O protocolo de Kioto que surgiu para tentar amenizar esse problema se tornou um mercado, um mercado capitalista, a venda de créditos de carbonos, onde os países ricos que são os que mais polui o ar atmosférico, compra dos países pobres onde a poluição é menor, os países ricos compram dos países pobres o crédito que eles obtiveram por não poluir o valor estipulado pelo protocolo, ou seja, os países ricos para não pagar uma multa que é em um valor muito maior, prefere assim comprar dos países pobres a taxa que eles conseguiu, ou melhor, o crédito que eles tiveram de não poluir.

Autor: Moisés Muniz.
clique abaixo em Postagens mais antigas, para ver mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos Econômicos / Nafta / União Europeia/ Benelux / Mercosul/

São associações de países que estabelecem  relações econômicas privilegiadas entre si  e que tendem a adotar  uma soberania comum , ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado.   (OBJETIVO)   A criação do  Benelux   em 1944 foi estimular o comércio e a produção para tentar assegurar o crescimento econômico entre os países membros.   BE – Bélgica Ne - Holanda   Lux  – Luxemburgo    C.E.C.A. (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço) 1947. O Benelux + Alemanha e França.   Região de disputa entre Alemanha e França =  A região da  Alsácia e Lorena, rica em carvão e aço.     A CECA, além de estimular o comércio e a integração econômica, levava os dois países a colaborarem entre si, evitando assim que se destruíssem. Site do congresso Nacional Definição sobre os níveis http://www.camara.leg.br/mercos...

Espaço urbano quanto a Forma, Funções, Estrutura e Processo/ Análise espacial/ Paisagem/ São Lourenço da Mata/ Pernambuco

O espaço geográfico possui diversos elementos que contribuem para sua melhor compreensão, e foi assim definido por Milton Santos, por possuir forma, função, estrutura e processo. Faz-se necessário a compreensão sobre esses conceitos, eles não são estáticos e podem sofrer modificação e aperfeiçoamento. A forma é o aspecto visível, a forma é aquilo que entendemos como estrutura de algo, a função é a atividade desenvolvida, a estrutura é a própria entidade o que é incorporado dentro da forma e que exerce uma função, enquanto processo e o tempo. O espaço de certa forma é investigado por diversas ciências, porém é na geografia que encontramos o maior acervo de livros e de informações mais convincentes sobre o assunto. As quatro definições, função, forma, estrutura e processo, não agem isoladamente, todas elas possuem uma dinâmica e interagem entre si. Vamos analisar o bairro centro da cidade de São Lourenço da Mata–PE, ao qual atualmente na cidade houve uma discreta valoriz...

Ilha de calor, albedo e impermeabilidade dos solos

OUÇA TODO O TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)            Conforme Amorim (2020), a ilha de calor é um fenômeno complexo, é resultante da diversidade das paisagens e a intensidade e o horário da ocorrência das ilhas de calor depende da interação entre as características do relevo, da vegetação, condições meteorológicas e das construções. Diante disso, demonstra-se a relação direta entre a forma e o clima, o modo como o homem se relaciona com a natureza influencia diretamente no microclima em que ele vive.         Segundo Mesquita (2012), o albedo é inversamente proporcional à capacidade que a superfície tem de absorver o calor. Destarte, um albedo alto é a capacidade de refletir esse calor, essa capacidade de refletir está diretamente ligada à cor desta superfície, daí vemos a grande presença nas grandes cidades da coloração cinza, preto, nos assoalhos das vias, assim como nas vidraças dos prédios. Diante do exposto, quanto mais escur...