Pular para o conteúdo principal

EFEITO ESTUFA



 
Efeito Estufa



Bom abordaremos alguns conceitos básicos do que vem a ser o efeito estufa, antes de qualquer coisa, deixaremos claro que o efeito estufa é um evento natural da natureza, que sempre vai ocorrer sem o com a interferência do homem.
O efeito estufa é benéfico a vida na terra, é ele quem mantém a temperatura ideal para a vida no planeta terra, os principais gases estufa são o metano, o dióxido de carbono, e vapor de água.
Apesar de ser benéfico, com o excesso desses gases tudo muda, principalmente o metano que tem a capacidade de aquecer cerca de 11 vezes mais que o carbono, o problema do efeito estufa ocorre com os locais muito poluídos, onde as industrias que não tem projetos de diminuição de poluição agrava o processo.
O problema ambiental é muito discutido nos dias atuais, afinal de conta devemos cuidar da nossa casa que é o planeta terra, imagina se você todos os dias tira uma porta, uma telha, um tijolo, chegara um momento que será impossível habitar, o mesmo acontece com o nosso planeta devemos cuidar para não termos problemas no futuro.

O sol radia o calor onde chega até a superfície da terra, se haver gases em excesso esse calor radiado na superfície terrestre ficará retido e não ira irradiar, com isso a temperatura terrestre aumentará.
O protocolo de Kioto que surgiu para tentar amenizar esse problema se tornou um mercado, um mercado capitalista, a venda de créditos de carbonos, onde os países ricos que são os que mais polui o ar atmosférico, compra dos países pobres onde a poluição é menor, os países ricos compram dos países pobres o crédito que eles obtiveram por não poluir o valor estipulado pelo protocolo, ou seja, os países ricos para não pagar uma multa que é em um valor muito maior, prefere assim comprar dos países pobres a taxa que eles conseguiu, ou melhor, o crédito que eles tiveram de não poluir.

Autor: Moisés Muniz.
clique abaixo em Postagens mais antigas, para ver mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos Econômicos / Nafta / União Europeia/ Benelux / Mercosul/

São associações de países que estabelecem  relações econômicas privilegiadas entre si  e que tendem a adotar  uma soberania comum , ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado.   (OBJETIVO)   A criação do  Benelux   em 1944 foi estimular o comércio e a produção para tentar assegurar o crescimento econômico entre os países membros.   BE – Bélgica Ne - Holanda   Lux  – Luxemburgo    C.E.C.A. (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço) 1947. O Benelux + Alemanha e França.   Região de disputa entre Alemanha e França =  A região da  Alsácia e Lorena, rica em carvão e aço.     A CECA, além de estimular o comércio e a integração econômica, levava os dois países a colaborarem entre si, evitando assim que se destruíssem. Site do congresso Nacional Definição sobre os níveis http://www.camara.leg.br/mercos...

Ilha de calor, albedo e impermeabilidade dos solos

OUÇA TODO O TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)            Conforme Amorim (2020), a ilha de calor é um fenômeno complexo, é resultante da diversidade das paisagens e a intensidade e o horário da ocorrência das ilhas de calor depende da interação entre as características do relevo, da vegetação, condições meteorológicas e das construções. Diante disso, demonstra-se a relação direta entre a forma e o clima, o modo como o homem se relaciona com a natureza influencia diretamente no microclima em que ele vive.         Segundo Mesquita (2012), o albedo é inversamente proporcional à capacidade que a superfície tem de absorver o calor. Destarte, um albedo alto é a capacidade de refletir esse calor, essa capacidade de refletir está diretamente ligada à cor desta superfície, daí vemos a grande presença nas grandes cidades da coloração cinza, preto, nos assoalhos das vias, assim como nas vidraças dos prédios. Diante do exposto, quanto mais escur...

NASA VIDA EM MARTE TRAÇA ESTRATÉGIAS PARA TRAZER À TERRA -SERÁ ?

OUÇA TODO O TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)                     Estratégias promissoras para trazer amostras importantes de Marte para a Terra até a década de 2030 estão em análise, segundo a NASA. As propostas oferecem alternativas ao plano original do programa Mars Sample Return, desenvolvido pela NASA em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA). O projeto inicial foi considerado difícil de implementar A agência decidirá quais as novas estratégias a seguir até o final de 2026, com o objetivo de reduzir custos, complexidade e duração da missão, conforme anunciado por Nelson em coletivo de imprensa. Desde fevereiro de 2021, o rover Perseverance tem coletado rochas e poeira na cratera Jezero, um antigo lago e delta do rio, local que pode ser chave para descobrir se já houve vida em Marte. Retornar essas amostras à Terra pode responder a questões fundamentais sobre a possibilidade de vida fora do nosso planeta, mas é um desafio ...