Pular para o conteúdo principal

UM PLANETA EM CONSTANTE DINÂMICA


Um  planeta em constante dinâmica




Na nossa vida convivemos com constante dinamismo  em diversas áreas, os anos passam, ficamos com rugas, cabelos brancos, a paisagem geográfica ao nosso redor também muda, com o nosso planeta não acontece diferente, há alguns bilhões de anos atrás, seria impossível nós seres humanos viver, habitar nesse planeta, graças a essa dinâmica é que nós hoje podemos respirar oxigênio, pisar em um solo sólido, e matar a nossa sede com o H2O.
Tudo começou há alguns bilhões de anos atrás, segundo a hipótese mais aceita entre a comunidade científica , a hipótese da nebulosa, onde a formação do planeta terra, foi resultado de poeira cósmica, grandes sólidos, fragmentos de rochas começaram a se colidir e se agruparem, formando com um isso uma grande esfera sólida, que mais tarde seria conhecida como o planeta terra.
Esses grandes fragmentos que formou o planeta terra, tinha alguns quilômetros, e foi chamado de planetissimal, mudanças radicais foram ocorrendo, até que um grande bólido, aproximadamente do tamanho do planeta marte se chocou com o planeta terra, graças a esse grande impacto, é que tornou o planeta terra diferente de todos os planetas existente, apesar que nenhum planeta já descoberto possui alguma semelhança, o nosso planeta é um planeta zoneado, ou seja, ele possui zonas de diferentes composições e estruturas, exemplo, temos uma litosfera que é composta pela crosta terrestre e oceânica, temos o manto superior, logo abaixo temos uma zona chamada de astenosfera, mais abaixo um manto inferior, descendo ainda mais teremos o núcleo liquido, e por final o núcleo sólido, que por hipóteses indiretas comprovam que é formado de níquel e ferro.
Portanto foi através do grande impacto que foi capaz de fundir o planeta, e os materiais mais denso afundou enquanto os materiais mais leves subiram, exemplo, o ferro e o níquel devido seu peso afundou até o interior do planeta, enquanto o silício, alumínio subiram até as partes mais superficial, graças a esse impacto é que o nosso planeta possui um satélite, a Lua, que  foi formada pelo material ejetado do impacto.
Mudanças como essas foram capazes de fazer escapar a água que estava aprisionada, e gases que formaram a nossa atmosfera, até agora vimos que a dinâmica esta sempre presente na história do nosso planeta.
Essas mudanças não ocorreram de um dia para à noite, foram bilhões de anos, um longo tempo geológico, hoje ainda convivemos com essas mudanças, por ser tão lentas chega a ser imperceptíveis aos nossos olhos.
O nosso planeta vive em constante movimentação, movimentos de placas tectônicas, movimento de rotação, e translação, temos também as mudanças naturais na paisagem geográfica, exemplo, uma certa paisagem em um determinado ano  possuía uma montanha, depois de muitos anos já não existe essa montanha, ou seja, a natureza destruiu , sabemos que para fazer uma deslocação, ou movimentação de objeto precisamos de energia, então de onde vem essa energia que faz movimentar as placas, movimentar o planeta terra, mudar as paisagens geográficas?
Bom, essa pergunta não é algo de uma elevada complexidade, é bem simples, o nosso planeta possui três sistemas fundamentais, sistema do clima, composta da hidrosfera e biosfera, o segundo sistema é o sistema da tectônica, composta da litosfera, astenosfera e manto, e por final temos o terceiro sistema que é o geodínamo, composto do núcleo externo e interno, queremos chegar ao seguinte, existe duas fontes de energia , uma se origina do sistema geodínamo, e sistema tectônica que é a energia armazenada no interior do planeta terra, essa energia que faz a forma, ou seja, é através dela que existe as orogêneses, ou seja, as montanhas, cordilheiras, é essa energia que faz as placas tectônica se movimentarem e criar locais de limites de placas, onde surgi vulcões, montanhas, abalos sísmicos.
A outra energia atua no sistema do clima, ou seja, ela atua na superfície terrestre, essa energia vem do sol, essa energia ela insculpi a forma  que foi criada pela energia vinda do interior da terra, ou seja, a energia do interior da terra faz a elevação, e a energia solar cria o modelo dessa elevação.
A tarefa de insculpir a superfície terrestre fica por conta da energia solar, que através dos ventos, através da evaporação das águas que precipita na forma de chuvas, faz o intemperismo nas rochas, fazendo assim a mudança na paisagem.

Autor: Moisés A. Muniz.

Comentários

Neto disse…
Gostei muito. Tanto da iniciativa como do texto. Meus parabéns!!!
Neto disse…
Gostei muito. Tanto da iniciativa como do texto. Meus parabéns!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos Econômicos / Nafta / União Europeia/ Benelux / Mercosul/

São associações de países que estabelecem  relações econômicas privilegiadas entre si  e que tendem a adotar  uma soberania comum , ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado.   (OBJETIVO)   A criação do  Benelux   em 1944 foi estimular o comércio e a produção para tentar assegurar o crescimento econômico entre os países membros.   BE – Bélgica Ne - Holanda   Lux  – Luxemburgo    C.E.C.A. (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço) 1947. O Benelux + Alemanha e França.   Região de disputa entre Alemanha e França =  A região da  Alsácia e Lorena, rica em carvão e aço.     A CECA, além de estimular o comércio e a integração econômica, levava os dois países a colaborarem entre si, evitando assim que se destruíssem. Site do congresso Nacional Definição sobre os níveis http://www.camara.leg.br/mercos...

Espaço urbano quanto a Forma, Funções, Estrutura e Processo/ Análise espacial/ Paisagem/ São Lourenço da Mata/ Pernambuco

O espaço geográfico possui diversos elementos que contribuem para sua melhor compreensão, e foi assim definido por Milton Santos, por possuir forma, função, estrutura e processo. Faz-se necessário a compreensão sobre esses conceitos, eles não são estáticos e podem sofrer modificação e aperfeiçoamento. A forma é o aspecto visível, a forma é aquilo que entendemos como estrutura de algo, a função é a atividade desenvolvida, a estrutura é a própria entidade o que é incorporado dentro da forma e que exerce uma função, enquanto processo e o tempo. O espaço de certa forma é investigado por diversas ciências, porém é na geografia que encontramos o maior acervo de livros e de informações mais convincentes sobre o assunto. As quatro definições, função, forma, estrutura e processo, não agem isoladamente, todas elas possuem uma dinâmica e interagem entre si. Vamos analisar o bairro centro da cidade de São Lourenço da Mata–PE, ao qual atualmente na cidade houve uma discreta valoriz...

Ilha de calor, albedo e impermeabilidade dos solos

OUÇA TODO O TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)            Conforme Amorim (2020), a ilha de calor é um fenômeno complexo, é resultante da diversidade das paisagens e a intensidade e o horário da ocorrência das ilhas de calor depende da interação entre as características do relevo, da vegetação, condições meteorológicas e das construções. Diante disso, demonstra-se a relação direta entre a forma e o clima, o modo como o homem se relaciona com a natureza influencia diretamente no microclima em que ele vive.         Segundo Mesquita (2012), o albedo é inversamente proporcional à capacidade que a superfície tem de absorver o calor. Destarte, um albedo alto é a capacidade de refletir esse calor, essa capacidade de refletir está diretamente ligada à cor desta superfície, daí vemos a grande presença nas grandes cidades da coloração cinza, preto, nos assoalhos das vias, assim como nas vidraças dos prédios. Diante do exposto, quanto mais escur...