Espaço urbano quanto a Forma, Funções, Estrutura e Processo/ Análise espacial/ Paisagem/ São Lourenço da Mata/ Pernambuco
O espaço geográfico possui diversos elementos que contribuem para sua melhor compreensão, e foi assim definido por Milton Santos, por possuir forma, função, estrutura e processo.
Faz-se necessário a compreensão sobre esses conceitos, eles não são estáticos e podem sofrer modificação e aperfeiçoamento. A forma é o aspecto visível, a forma é aquilo que entendemos como estrutura de algo, a função é a atividade desenvolvida, a estrutura é a própria entidade o que é incorporado dentro da forma e que exerce uma função, enquanto processo e o tempo.
O espaço de certa forma é investigado por diversas ciências, porém é na geografia que encontramos o maior acervo de livros e de informações mais convincentes sobre o assunto.
As quatro definições, função, forma, estrutura e processo, não agem isoladamente, todas elas possuem uma dinâmica e interagem entre si.
Vamos analisar o bairro centro da cidade de São Lourenço da Mata–PE, ao qual atualmente na cidade houve uma discreta valorização em seu território, devida a uma função que foi a ela acrescentada, que é o entretenimento, com a construção de uma arena para os jogos da copa.
O centro de São Lourenço tem como principal território o centro comercial, a Av. Dr. Francisco Correia é justamente onde se encontra o maior aglomerado de pessoas, mas não como moradia exclusivamente, porém para atividades de compra e comercialização de mercadorias.
Como o espaço é organizado e seus arranjos não são bastante favoráveis às pessoas com deficiência física(O CENTRO DA CIDADE DE SÃO LOURENÇO DA MATA-PE), o padrão espacial não é acolhedor, as calçadas são estreitas, o que, com a grande movimentação de pessoas, empurra uma parte a andar pelas beiradas da Avenida, colocando as pessoas em perigo constante.
Sabemos que forma e função andam juntas, de modo geral, para alterar a função, altera-se a forma. Porém, nem sempre isso é possível, não é razoável pensar que tem que sair destruindo tudo para construir todas às vezes que mudar de função, por isso, as rugas, são as estrutura antiga que ao longo do processo não modificou sua forma mesmo modificando de função, e estrutura.
A função desse bairro(centro comercial da cidade) tem como principal atividade o comércio, a cidade gira em torno desse centro para obter seus produtos, inclusive chegando a atender até cidades interioranas como Paudalho.
Sua função tanto leva ao progresso econômico local, quanto também tira dele esse progresso, pois grande parte de suas empresas não é de origem local, levando para outros territórios, para outras cidades, os valores das negociações.
A estrutura desse espaço foi de forma espontânea criada para atender seus potenciais clientes, que em busca de produto ou serviço procuram nesse bairro suas necessidades. Tendo uma estrutura econômica bastante importante para toda a cidade. No entanto, ao longo do processo, o crescimento populacional cresceu muito mais do que as infraestruturas, ocasionando trânsitos lentos, calçadas curtas.
Nesse bairro (Centro da cidade), a dinâmica espacial é constante, um espaço totalmente artificial, poucos espaços são de paisagem híbrida, com um processo bastante singular, a venda e compra de produtos, e os serviços, algo que é constante, abrangendo tanto os modos formais quanto os informais, mas geralmente o terciário.
Comentários