Transporte no Brasil/Rodovia/Transporte ferroviário/ Transporte rodoviário/



        O transporte rodoviário tem crescido aceleradamente no Brasil. O Brasil passou a investir mais em transporte rodoviário no governo de Getúlio Vargas, onde, com a ajuda da industrialização tardia datada aqui no século XIX, acelerou o crescimento das construções das rodovias devido ao grande processo das implantações das indústrias automobilísticas aqui no Brasil.

        O Brasil poderia muito investir no transporte ferroviário, e também em alguns locais, ou em algumas regiões, no transporte hidroviário, visto que por possuir uma predominância de relevo de planalto não contribuiria muito com a implantação desse tipo de transporte.

        Os transportes ferroviários são bastante valorizados em países de primeiro mundo, para o transporte de pessoas e cargas, já aqui no Brasil não se tem dado o valor merecido.

     Praticamente todos os tipos de transporte são poluentes, porém existem uns mais degradantes que outros, já o transporte que predomina no Brasil é o rodoviário, e também o mais poluente, o mais degradante à natureza, visto que para construções de rodovias tem ocorrido a devastação de florestas, exemplo, a Transamazônica, um grande exemplo que temos de degradação do meio ambiente, ocorre também a pavimentação, isso altera também processos na natureza, podendo alterar o ciclo da água, temos também os gases poluentes lançados no ar pelos automóveis, e também possuir alto custo para a manutenção das rodovias.

        Com tudo isso, vimos que não é o meio de transporte mais ideal para ser ter como principal num país, mas devemos também ver o lado positivo: os serviços podem ser entregues nas portas, já que existe uma grande malha rodoviária, a entrega dos produtos ou serviços ocorre no tempo ideal, mas isso também vai conforme o tráfego existente na região.

        O Brasil optou pelo transporte rodoviário devido ao grande crescimento das indústrias automobilísticas e também ao baixo custo de implantação das rodovias. Já nos outros transportes, como marítimo, a construção de portos, no ar, a construção de aeroportos, e a construção de ferrovia, tudo isso tem um valor muito alto de implantação, embora  no transporte rodoviário seja cara a manutenção.

 

 

Industrialização tardia.

        A industrialização no Brasil ocorreu bastante tardiamente por volta do século XIX, quando isso já não era nenhuma novidade nos países europeus.

        E o processo que ocorreu no Brasil não foi de ocupação, mas sim de exploração, portanto o atraso se faz até hoje presente.

        O processo de industrialização no Brasil é bastante diferente do que existe, por exemplo, nos Estados Unidos, as empresas que chegaram ao Brasil foram empresas estrangeiras, onde foram atraídas por diversos fatores como ausência de legislação trabalhista, muita mão de obra, isenção de impostos, e muitas vezes até mesmo ganhavam o terreno para implantação. Tudo isso também tem seu preço, pois as riquezas não ficam concentradas aqui, pois essas empresas são multinacionais.

        Nos governos de Getúlio Vargas e JK também houve um avanço, no de Getúlio Vargas com a implantação da Petrobras, e JK dando grandes incentivos ao processo industrial, várias empresas automobilísticas e de outros segmentos se instalaram aqui no Brasil.



Moisés A Muniz 26/04/14

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