A Borborema possui estrutura de maciços, com rochas graníticas, migmatitos, gnaisses, micaxistos, filitos, quartzitos.
No planalto da Borborema, como já citei anteriormente, possui áreas de elevadas altitudes. Essas áreas, de modo geral, são blocos residuais. Temos na serra do triunfo altitudes de 1.175 metros, e no da serra do Teixeira, o pico Jabre, com 1.090 metros.
O planalto da Borborema também possui áreas de menores altitudes, que são exatamente as regiões onde são formadas as áreas semi-áridas, possui altitudes em torno de 100 a 300 metros.
As elevações leste e sudeste, tendo características úmidas, e também os solos tropicais, e vegetação tropical, nessa região encontramos a transição para a região semi-árida.
A escarpa oriental tem características retilíneas com acesso ao litoral por degraus, aonde as altitudes vão minimizando.
Nas regiões de maiores altitudes já citadas anteriormente, de modo geral essas áreas são recobertas por depósitos detríticos constituídos por arenitos, argilitos e conglomerados. Essas áreas possuem idades do período cretáceo, ou melhor, no final do período cretáceo, e início do período terciário. Dentro dessas regiões, as mais antigas estão na serra do triunfo, serra do gigante, maciço de Garanhuns, e na serra do Teixeira.
A serra do gigante é formada por blocos residuais, estrutura de gnaisses, e também xistos, com altitude de 1.100 a 1150 metros. Temos também o maciço de Garanhuns, estruturado em granito, com altitudes de 850 a 900 metros. As regiões de maiores altitudes, de modo geral, são núcleos residuais, poupados da pediplanação.
Apesar de o planalto da Borborema possuir elevadas altitudes, dentro do planalto da Borborema também temos áreas de baixas altitudes, nesse caso temos as depressões, formadas por baixas altitudes e pediplanadas.
Com altitude de 100 a 300 metros, são desenvolvidas em bacias ou depressões intermontanas.
Nessas regiões temos a depressão de Patos, constituída de rochas metamórficas, micaxistos, filitos, embrecitas, gnaisses, leptinitos, quartzitos, e possui variações climáticas semi-áridas e úmidas. Nessa região, possui uma deformação tectônica que aflora micaxistos.
Nessas regiões de baixas altitudes, são formados por extensos pediplanos, e o contato com as áreas de altas altitudes ocorre por rebordos abruptos, e também sinuosos, e vertentes íngremes.
Comentários