Pular para o conteúdo principal

A Borborema e as superfícies Sertanejas / SERRAS DAS RUSSAS / PLANALTO DA BORBOREMA




    A Borborema é bem notável pela sua estrutura geomorfológica na parte oriental do nordeste, possuindo áreas de altas altitudes, mas também possui áreas de baixas altitudes quando comparamos com as regiões de triunfo.

       A Borborema possui estrutura de maciços, com rochas graníticas, migmatitos, gnaisses, micaxistos, filitos, quartzitos.

        No planalto da Borborema, como já citei anteriormente, possui áreas de elevadas altitudes. Essas áreas, de modo geral, são blocos residuais. Temos na serra do triunfo altitudes de 1.175 metros, e no da serra do Teixeira, o pico Jabre, com 1.090 metros.

        O planalto da Borborema também possui áreas de menores altitudes, que são exatamente as regiões onde são formadas as áreas semi-áridas, possui altitudes em torno de 100 a 300 metros.

        As elevações leste e sudeste, tendo características úmidas, e também os solos tropicais, e vegetação tropical, nessa região encontramos a transição para a região semi-árida.

      A escarpa oriental tem características retilíneas com acesso ao litoral por degraus, aonde as altitudes vão minimizando.

        Nas regiões de maiores altitudes já citadas anteriormente, de modo geral essas áreas são recobertas por depósitos detríticos constituídos por arenitos, argilitos e conglomerados. Essas áreas possuem idades do período cretáceo, ou melhor, no final do período cretáceo, e início do período terciário. Dentro dessas regiões, as mais antigas estão na serra do triunfo, serra do gigante, maciço de Garanhuns, e na serra do Teixeira.

        A serra do gigante é formada por blocos residuais, estrutura de gnaisses, e também xistos, com altitude de 1.100 a 1150 metros. Temos também o maciço de Garanhuns, estruturado em granito, com altitudes de 850 a 900 metros. As regiões de maiores altitudes, de modo geral, são núcleos residuais, poupados da pediplanação.

        Apesar de o planalto da Borborema possuir elevadas altitudes, dentro do planalto da Borborema também temos áreas de baixas altitudes, nesse caso temos as depressões, formadas por baixas altitudes e pediplanadas.
Com altitude de 100 a 300 metros, são desenvolvidas em bacias ou depressões intermontanas.

        Nessas regiões temos a depressão de Patos, constituída de rochas metamórficas, micaxistos, filitos, embrecitas, gnaisses, leptinitos, quartzitos, e possui variações climáticas semi-áridas e úmidas. Nessa região, possui uma deformação tectônica que aflora micaxistos.

        Nessas regiões de baixas altitudes, são formados por extensos pediplanos, e o contato com as áreas de altas altitudes ocorre por rebordos abruptos, e também sinuosos, e vertentes íngremes.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos Econômicos / Nafta / União Europeia/ Benelux / Mercosul/

São associações de países que estabelecem  relações econômicas privilegiadas entre si  e que tendem a adotar  uma soberania comum , ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado.   (OBJETIVO)   A criação do  Benelux   em 1944 foi estimular o comércio e a produção para tentar assegurar o crescimento econômico entre os países membros.   BE – Bélgica Ne - Holanda   Lux  – Luxemburgo    C.E.C.A. (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço) 1947. O Benelux + Alemanha e França.   Região de disputa entre Alemanha e França =  A região da  Alsácia e Lorena, rica em carvão e aço.     A CECA, além de estimular o comércio e a integração econômica, levava os dois países a colaborarem entre si, evitando assim que se destruíssem. Site do congresso Nacional Definição sobre os níveis http://www.camara.leg.br/mercos...

Espaço urbano quanto a Forma, Funções, Estrutura e Processo/ Análise espacial/ Paisagem/ São Lourenço da Mata/ Pernambuco

O espaço geográfico possui diversos elementos que contribuem para sua melhor compreensão, e foi assim definido por Milton Santos, por possuir forma, função, estrutura e processo. Faz-se necessário a compreensão sobre esses conceitos, eles não são estáticos e podem sofrer modificação e aperfeiçoamento. A forma é o aspecto visível, a forma é aquilo que entendemos como estrutura de algo, a função é a atividade desenvolvida, a estrutura é a própria entidade o que é incorporado dentro da forma e que exerce uma função, enquanto processo e o tempo. O espaço de certa forma é investigado por diversas ciências, porém é na geografia que encontramos o maior acervo de livros e de informações mais convincentes sobre o assunto. As quatro definições, função, forma, estrutura e processo, não agem isoladamente, todas elas possuem uma dinâmica e interagem entre si. Vamos analisar o bairro centro da cidade de São Lourenço da Mata–PE, ao qual atualmente na cidade houve uma discreta valoriz...

Ilha de calor, albedo e impermeabilidade dos solos

OUÇA TODO O TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)            Conforme Amorim (2020), a ilha de calor é um fenômeno complexo, é resultante da diversidade das paisagens e a intensidade e o horário da ocorrência das ilhas de calor depende da interação entre as características do relevo, da vegetação, condições meteorológicas e das construções. Diante disso, demonstra-se a relação direta entre a forma e o clima, o modo como o homem se relaciona com a natureza influencia diretamente no microclima em que ele vive.         Segundo Mesquita (2012), o albedo é inversamente proporcional à capacidade que a superfície tem de absorver o calor. Destarte, um albedo alto é a capacidade de refletir esse calor, essa capacidade de refletir está diretamente ligada à cor desta superfície, daí vemos a grande presença nas grandes cidades da coloração cinza, preto, nos assoalhos das vias, assim como nas vidraças dos prédios. Diante do exposto, quanto mais escur...