Pular para o conteúdo principal

Globalização/ Por uma outra globalização/ Pobreza e a globalização/



A globalização


LINK DO VÍDEO


        Este texto foi correlacionado com o vídeo por outra Globalização de Milton Santos, onde iniciaremos tratando da Globalização de um modo mais global, internacional, e depois regional, local, sobre o bairro centro da cidade de São Lourenço da Mata–PE. Temos outro texto aqui no blog bastante parecido, ou semelhante a este, só foram feitas pequenas alterações.


O mundo global tem uma grande distância entre a riqueza e a pobreza, mas convivem lado a lado, sendo na globalização a miséria algo natural.

 

    O processo de crescimento é bastante intensificado com a implantação do sistema globalizado, pois a globalização é a interconexão, e dinâmica de territórios até mesmo distantes, através das tecnologias.

    O processo de globalização está a serviço do sistema capitalista, e são fortes as forças para as privatizações, e o neoliberalismo econômico, a globalização entra sem pedir licença, não respeita as culturas e etnias dos povos.

    As desigualdades se acentuam, crescem ainda mais, com a globalização imposta para servir à classe dominante e viver da classe dominada.


As grandes empresas usufruem bastante deste sistema capitalista, principalmente as transnacionais, onde, por alguns incentivos, se instalam em países, sobretudo do sul, e exploram a mão de obra barata, e as riquezas levam para suas centrais do norte.

Na globalização, o processo tecnológico foi difundido, a interconexão e a dinâmica econômica cresceram bastante, as relações comerciais entre os blocos econômicos se fizeram graças a este sistema globalizado, o processo de produção de riquezas acelerou a grande produção de alimento no mundo com o advento da revolução verde, mas tudo isso só fez aumentar ainda mais a diferença entre as classes dominantes e a classe dominada. Ficou claro que não é a escala de produção que poderia resolver o problema da pobreza, mas sim a distribuição dessas riquezas, que, de modo geral, se concentra nas mãos das aristocracias.

A globalização pode ocorrer de um modo global e também regional, irei mencionar o bairro centro da cidade de São Lourenço da Mata–PE, tendo como principal a Av. Dr. Francisco Correia, a dinâmica é bastante intensa, grandes empresas se instalaram nos últimos anos, atraídas pelos consumidores que antes teriam que se locomover para a capital do estado, para a Cidade de Recife. Essas empresas que agora estão instaladas no principal foco do comércio da cidade, de modo geral, não são daqui, são de outros estados, e seus lucros ou boa parte deles são direcionados aos seus escritórios centrais, que ficam em outros territórios. Daí esse processo globalizado não ajuda como poderia no crescimento local.

Como este bairro, sobretudo, é comercial, outro fator importante para as empresas que vendem seus produtos é a tecnologia da informática, onde mediante sistema informatizado obtém acesso aos dados dos clientes, e tendo assim informações sobre créditos e restrições.


A mobilidade dos transportes foi alterada devido ao grande aumento de fluxo de pessoas, daí um trânsito que não é dos melhores, e que precisa e muito ser melhorado.

Na feira deste bairro, quando finaliza, no final do dia, é bem comum ver o estrago de alimentos que não foram vendidos. Daí o processo vemos que não é a produção que está em falta, mas a sua distribuição, pois em pleno século XXI, na era da globalização, milhares de pessoas não têm o que comer. É também neste bairro que podemos ver em alguns momentos pessoas sem teto, sem moradia, dormindo na frente de supermercados e vivendo de migalhas.

Contudo, a globalização está a serviço das classes dominantes, sendo uma cicatriz para muitas pessoas que estão até hoje sendo massacradas por este sistema. As distâncias territoriais cada vez ficam menores, porém a distância entre os pobres e os ricos, cada vez ficam maiores.



Texto: Moisés A. Muniz

06/05/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos Econômicos / Nafta / União Europeia/ Benelux / Mercosul/

São associações de países que estabelecem  relações econômicas privilegiadas entre si  e que tendem a adotar  uma soberania comum , ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado.   (OBJETIVO)   A criação do  Benelux   em 1944 foi estimular o comércio e a produção para tentar assegurar o crescimento econômico entre os países membros.   BE – Bélgica Ne - Holanda   Lux  – Luxemburgo    C.E.C.A. (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço) 1947. O Benelux + Alemanha e França.   Região de disputa entre Alemanha e França =  A região da  Alsácia e Lorena, rica em carvão e aço.     A CECA, além de estimular o comércio e a integração econômica, levava os dois países a colaborarem entre si, evitando assim que se destruíssem. Site do congresso Nacional Definição sobre os níveis http://www.camara.leg.br/mercos...

Espaço urbano quanto a Forma, Funções, Estrutura e Processo/ Análise espacial/ Paisagem/ São Lourenço da Mata/ Pernambuco

O espaço geográfico possui diversos elementos que contribuem para sua melhor compreensão, e foi assim definido por Milton Santos, por possuir forma, função, estrutura e processo. Faz-se necessário a compreensão sobre esses conceitos, eles não são estáticos e podem sofrer modificação e aperfeiçoamento. A forma é o aspecto visível, a forma é aquilo que entendemos como estrutura de algo, a função é a atividade desenvolvida, a estrutura é a própria entidade o que é incorporado dentro da forma e que exerce uma função, enquanto processo e o tempo. O espaço de certa forma é investigado por diversas ciências, porém é na geografia que encontramos o maior acervo de livros e de informações mais convincentes sobre o assunto. As quatro definições, função, forma, estrutura e processo, não agem isoladamente, todas elas possuem uma dinâmica e interagem entre si. Vamos analisar o bairro centro da cidade de São Lourenço da Mata–PE, ao qual atualmente na cidade houve uma discreta valoriz...

Ilha de calor, albedo e impermeabilidade dos solos

OUÇA TODO O TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)            Conforme Amorim (2020), a ilha de calor é um fenômeno complexo, é resultante da diversidade das paisagens e a intensidade e o horário da ocorrência das ilhas de calor depende da interação entre as características do relevo, da vegetação, condições meteorológicas e das construções. Diante disso, demonstra-se a relação direta entre a forma e o clima, o modo como o homem se relaciona com a natureza influencia diretamente no microclima em que ele vive.         Segundo Mesquita (2012), o albedo é inversamente proporcional à capacidade que a superfície tem de absorver o calor. Destarte, um albedo alto é a capacidade de refletir esse calor, essa capacidade de refletir está diretamente ligada à cor desta superfície, daí vemos a grande presença nas grandes cidades da coloração cinza, preto, nos assoalhos das vias, assim como nas vidraças dos prédios. Diante do exposto, quanto mais escur...