Pular para o conteúdo principal

Agrotóxicos MATA?



Os efeitos dos agrotóxicos são bastante visíveis, é claro que este sistema não faz bem à sociedade, embora a grande produtividade, porém não se tem a qualidade, e com isso a saúde da população é afetada drasticamente.

Na década de 60, houve publicações informando que agrotóxico foi importante por salvar vidas, mas depois ficou evidente que isso seria falso, o excesso desse veneno só afetaria a saúde da população. A partir deste momento, passou-se a falar mais ainda nos riscos do aumento do câncer.



 

A introdução desse processo químico inicia-se principalmente na década de 60, e tem cada vez desvalorizado o trabalho do homem no campo, pois a produção em grande escala tem sobretudo ocorrido devido à mecanização e é devido ao pacote tecnológico, o qual são os transgênicos, fertilizantes, etc.

Esse processo tem colocado em risco a vida de todos, tanto o trabalhador rural, como também o consumidor. O sistema de monocultura implantado na década de 60 com a promessa de resolver o problema da fome tem mostrado que é falho, e que não é o ideal.

Mas a partir da década de 70 que a grande produção com utilização de agrotóxico tem aumentado, nas monoculturas de trigo, arroz e soja.

A soja Maradona foi introduzida no Brasil por volta da década de 90, como resposta para acelerar a produção. Já na década de 70, a agricultura de soja, milho, trigo e algodão foi mecanizada, e a industrialização e a urbanização foram os quais fixaram os processos da agricultura com grande auxílio da tecnologia. Alguns métodos foram incorporados para que isso de fato ocorresse, mecanização, uso de agroquímicos, e extensões de terras.

No período 1947–2002, o PIB agrícola teve um crescimento a uma taxa de 3,6%, enquanto o crescimento da população brasileira foi de 2,4%. As exportações de produtos agrícolas cresceram a uma taxa de 6,7% no período 1951–2000, sendo de 9,5% a taxa do total das exportações. No período 1970–2000, as taxas corresponderam, respectivamente, a 5,8% para a agricultura e a 8,8% para o total (IBGE, 2004).





 No ano 2000, os produtos que apresentaram maior índice de contaminação por agrotóxicos foram tomates, alface e morango, sendo os principais afetados por isso o agricultor e também o consumidor. Os produtos, sobre tudo o milho e a soja, tiveram um grande destaque na produção, tudo graças ao poder das máquinas, e do pacote tecnológico.

    O que marca bastante a década de 90 é a mecanização, a redução das taxas de juros dos insumos, fertilizantes importados, tudo isso para ser utilizado cada vez mais o pacote tecnológico, portanto foi esse pacote tecnológico a chave da revolução verde.

        Já no ano de 2010, conforme a Agência Nacional de Segurança Sanitária, a ANVISA, detectaram-se vários produtos alimentícios vegetais com elevado número de agrotóxico, citarei aqui alguns, que foi mais espantoso, são vegetais que fazem parte da mesa de muitos brasileiros, que é de certa forma surpreendente o nível de agroquímico detectado, em primeiro lugar está o pimentão com 91,8%, segundo lugar está o morango com 63,4%, em terceiro lugar vem o pepino com nível de 57,4%, já o que ficou ao nível totalmente regularizado dos vegetais analisados foi unicamente a batata. Ainda consoante a ANVISA, foi encontrado alto número de agrotóxicos, e também alguns que já são proibidos.

        Contudo, deixam claro que essa tecnologia não tem sido um progresso para a humanidade. Em meio ao pacote tecnológico, milhares de pessoas passam fome no mundo. Antes da quantidade, tem que ser preservada a qualidade, preserva a saúde da humanidade.



 Moisés A. Muniz

Assista estes vídeo 

 o veneno está na mesa : 




Referencias:
IBGE
ANVISA
VÍDEO DOCUMENTÁRIO O VENENO ESTÁ NA MESA






 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos Econômicos / Nafta / União Europeia/ Benelux / Mercosul/

São associações de países que estabelecem  relações econômicas privilegiadas entre si  e que tendem a adotar  uma soberania comum , ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado.   (OBJETIVO)   A criação do  Benelux   em 1944 foi estimular o comércio e a produção para tentar assegurar o crescimento econômico entre os países membros.   BE – Bélgica Ne - Holanda   Lux  – Luxemburgo    C.E.C.A. (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço) 1947. O Benelux + Alemanha e França.   Região de disputa entre Alemanha e França =  A região da  Alsácia e Lorena, rica em carvão e aço.     A CECA, além de estimular o comércio e a integração econômica, levava os dois países a colaborarem entre si, evitando assim que se destruíssem. Site do congresso Nacional Definição sobre os níveis http://www.camara.leg.br/mercos...

Espaço urbano quanto a Forma, Funções, Estrutura e Processo/ Análise espacial/ Paisagem/ São Lourenço da Mata/ Pernambuco

O espaço geográfico possui diversos elementos que contribuem para sua melhor compreensão, e foi assim definido por Milton Santos, por possuir forma, função, estrutura e processo. Faz-se necessário a compreensão sobre esses conceitos, eles não são estáticos e podem sofrer modificação e aperfeiçoamento. A forma é o aspecto visível, a forma é aquilo que entendemos como estrutura de algo, a função é a atividade desenvolvida, a estrutura é a própria entidade o que é incorporado dentro da forma e que exerce uma função, enquanto processo e o tempo. O espaço de certa forma é investigado por diversas ciências, porém é na geografia que encontramos o maior acervo de livros e de informações mais convincentes sobre o assunto. As quatro definições, função, forma, estrutura e processo, não agem isoladamente, todas elas possuem uma dinâmica e interagem entre si. Vamos analisar o bairro centro da cidade de São Lourenço da Mata–PE, ao qual atualmente na cidade houve uma discreta valoriz...

Ilha de calor, albedo e impermeabilidade dos solos

OUÇA TODO O TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)            Conforme Amorim (2020), a ilha de calor é um fenômeno complexo, é resultante da diversidade das paisagens e a intensidade e o horário da ocorrência das ilhas de calor depende da interação entre as características do relevo, da vegetação, condições meteorológicas e das construções. Diante disso, demonstra-se a relação direta entre a forma e o clima, o modo como o homem se relaciona com a natureza influencia diretamente no microclima em que ele vive.         Segundo Mesquita (2012), o albedo é inversamente proporcional à capacidade que a superfície tem de absorver o calor. Destarte, um albedo alto é a capacidade de refletir esse calor, essa capacidade de refletir está diretamente ligada à cor desta superfície, daí vemos a grande presença nas grandes cidades da coloração cinza, preto, nos assoalhos das vias, assim como nas vidraças dos prédios. Diante do exposto, quanto mais escur...