Pular para o conteúdo principal

PANDEMIA / Coronavírus e a globalização







O único animal capaz de construir uma ferramenta utilizando algum tipo de instrumento é o ser humano. É possível na natureza outros animais utilizarem instrumentos, porém, não sendo capaz com esse instrumento de construir outros.

O mundo globalizado, assim como Marshall Macluhan mencionou “aldeia global”, entendo que traz consigo algumas ou várias consequências, as pessoas já não têm mais aquela noção de barreiras ou fronteiras, sobretudo dentro daqueles países que se unem por meio de blocos econômicos para concorrerem no mercado global, no entanto, vemos que existem grandes barreiras, bem visíveis, entre os países centrais e países periféricos ou semi periféricos, basta ter uma noção de atualidade ou não tão atualidade assim, para compreender as barreiras físicas, ideológicas e econômicas impostas entre países que podemos mencionar como exemplo, Estados Unidos contra o México.

Existe uma imposição cultural, uma imposição econômica, uma imposição ideológicas sobre os países marginalizados e até mesmo sobre aqueles em crescimento, a competitividade econômica das transnacionais, empresas essas que ao adentrar em um país interferem em sua política, legislação trabalhista, legislação ambiental, social, isso ao seu mero favor, passando por cima de poderes legitimados, fazendo com quer esses poderes se subordinem e se curve a tais condições, devemos lembrar que os países mais desejados por essas transnacionais são aqueles que podem oferecer bom mercado consumidor, mão-de-obra barata e numerosa, fraca legislação, são situações como essa que só favorece o acúmulo de capital dentro dos países centrais.

A tecnologia dos transportes, sendo possível atravessar continentes em questões de algumas horas, fez com quer o homem vencesse a barreira de espaço e tempo, a noção de espaço e tempo atualmente é diferente de 140 anos atrás, isso também traz consigo consequências, como a que vivemos hoje a pandemia do Covid-19, porém você pode dizer, mas a peste-negra matou milhares de pessoas e faz tanto tempo nem existia essa tal de globalização, em parte faz realmente sentido, no entanto, a ciência menciona o início da globalização por volta do século XVI, isso com o início do capitalismo mercantil, porém nada muda de uma hora para outra abruptamente, existe a fase de transição, e hoje com a globalização bem amadurecida, a difusão de informação, cultura, assim também como de doenças ficam bastante facilitadas, abaixo tem uma imagem que ilustra as vias aéreas, observe que os países mais afetados hoje pelo coronavírus são os países que na imagem demostra as maiores quantidades de vias aéreas, ou seja, regiões que atraem imigrantes, observe também que o continente africano apresenta as menores quantidades de vias aéreas e apresenta felizmente as menores taxas de contaminação. Isso demonstra uma relação entre a globalização e suas consequências.

 



Figura ilustrativa apresenta as vias aéreas. Fonte: Google imagem.



clique para ampliar

Fonte da imagem do mapa da disseminação: Universidade John Hopkins (Baltimore, EUA), autoridades locais
Última atualização em 22 de março de 2020 as 18:00 GMT



        Na imagem acima, é possível ver as regiões afetadas pelo vírus na data de 22 de março de 2020. Observe que há uma forte relação entre o fluxo da globalização e as áreas afetadas pelo vírus.


        Na primeira fase da globalização, com as grandes navegações, já podemos verificar que os portugueses já trouxeram consigo, além das ambições de exploração, as doenças e vírus que vieram nas embarcações, que acabaram contaminando os índios, doenças como a gripe, sarampo entre outras.

        Contudo, devemos ter a consciência de que nessa “aldeia global” MacLuhan idealizava que seria uma evolução inevitável, mas que contribuiria para os fins das guerras, e vemos que isso não ocorre na prática. Acredito que essa unidade global, além de deixar mais pobre quem é pobre e deixar mais rico quem já é rico, disseminar doenças, difundir e impor cultura, é mais uma forma de escorrer capital para os países centrais. Através das tecnologias de informática, é possível, por meio de um simples clique, milhões em dinheiro sair de um país para outro, isso cria uma certa instabilidade.


 imagens do google
Hoje os países estão se fechando, criando suas barreiras para impedir que o vírus Covid-19 se dissemine ainda mais. Vários países fecharam suas fronteiras, e até mesmo internamente estão proibindo circulação interestadual e intermunicipal, uma verdadeira luta contra o que eles mesmos criaram, “aldeia global”.

Texto: Moisés Alves Muniz




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos Econômicos / Nafta / União Europeia/ Benelux / Mercosul/

São associações de países que estabelecem  relações econômicas privilegiadas entre si  e que tendem a adotar  uma soberania comum , ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado.   (OBJETIVO)   A criação do  Benelux   em 1944 foi estimular o comércio e a produção para tentar assegurar o crescimento econômico entre os países membros.   BE – Bélgica Ne - Holanda   Lux  – Luxemburgo    C.E.C.A. (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço) 1947. O Benelux + Alemanha e França.   Região de disputa entre Alemanha e França =  A região da  Alsácia e Lorena, rica em carvão e aço.     A CECA, além de estimular o comércio e a integração econômica, levava os dois países a colaborarem entre si, evitando assim que se destruíssem. Site do congresso Nacional Definição sobre os níveis http://www.camara.leg.br/mercos...

Espaço urbano quanto a Forma, Funções, Estrutura e Processo/ Análise espacial/ Paisagem/ São Lourenço da Mata/ Pernambuco

O espaço geográfico possui diversos elementos que contribuem para sua melhor compreensão, e foi assim definido por Milton Santos, por possuir forma, função, estrutura e processo. Faz-se necessário a compreensão sobre esses conceitos, eles não são estáticos e podem sofrer modificação e aperfeiçoamento. A forma é o aspecto visível, a forma é aquilo que entendemos como estrutura de algo, a função é a atividade desenvolvida, a estrutura é a própria entidade o que é incorporado dentro da forma e que exerce uma função, enquanto processo e o tempo. O espaço de certa forma é investigado por diversas ciências, porém é na geografia que encontramos o maior acervo de livros e de informações mais convincentes sobre o assunto. As quatro definições, função, forma, estrutura e processo, não agem isoladamente, todas elas possuem uma dinâmica e interagem entre si. Vamos analisar o bairro centro da cidade de São Lourenço da Mata–PE, ao qual atualmente na cidade houve uma discreta valoriz...

Ilha de calor, albedo e impermeabilidade dos solos

OUÇA TODO O TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)            Conforme Amorim (2020), a ilha de calor é um fenômeno complexo, é resultante da diversidade das paisagens e a intensidade e o horário da ocorrência das ilhas de calor depende da interação entre as características do relevo, da vegetação, condições meteorológicas e das construções. Diante disso, demonstra-se a relação direta entre a forma e o clima, o modo como o homem se relaciona com a natureza influencia diretamente no microclima em que ele vive.         Segundo Mesquita (2012), o albedo é inversamente proporcional à capacidade que a superfície tem de absorver o calor. Destarte, um albedo alto é a capacidade de refletir esse calor, essa capacidade de refletir está diretamente ligada à cor desta superfície, daí vemos a grande presença nas grandes cidades da coloração cinza, preto, nos assoalhos das vias, assim como nas vidraças dos prédios. Diante do exposto, quanto mais escur...