Pular para o conteúdo principal

Em busca de nós mesmos / Clovis Barros e Pedro Calabrez

 



OUÇA TODO TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)

Moisés Alves Muniz: Caro leitor, venho discorrer em breves palavras por meio de uma resenha crítica sobre o livro Em busca de nós mesmos / Clovis de Barros Filho, Pedro Calabrez – Porto Alegre: CDG 2017.

            Um típico livro de filosofia que passeia por diversos temas, como, cosmos, felicidade, desejos e prazeres, explica um pouco dos pensamentos de Platão, Sócrates, adentra em algumas crenças mitológicas gregas, A Odisseia, navio de Teseu, também fala sobre a morte, e a ilusão da imortalidade, etc.

            É bastante interessante sua linguagem, sendo muito simples, mas não prejudica de modo algum a riqueza e profundidade dos conteúdos, utiliza um pouco da linguagem corriqueira (coloquial) para despertar o leitor, e tornar mais marcante a mensagem.

            Foi escrito por dois autores Clovis Barros e Pedro Calabrez, o primeiro traz uma mensagem mais filosófica, histórica, o segundo traz uma mensagem mais biológica, tecnológica, medicinal.
            
            É muito interessante os exemplos narrados, por exemplo, o desafio da Pepsi, o da degustação do vinho sendo os mesmos em embalagens diferente, porem o mesmo vinho e levou as pessoas
 acreditarem que seria vinhos distintos, veja o quanto somos tentados através da percepção dos corpos ao engano, mas com um esforço racional acessando o mundo dos pensamentos a realidade aparecerá.
            
            O livro já começa tratando um assunto muito interessante do dia a dia, os diferentes mundos, o que leva uma pessoa a gostar de Funk enquanto outro gosta de música erudita, existe um mundo que se encaixe para todos? É muito relevante essas temáticas, e sua explicação explicou muito bem, pois nossos mundos é percepção dos nossos corpos, ou seja, é uma produção, construção dos corpos, sendo os corpos diferentes, daí vários mundos.
            
            O Pensamento estoico é trazido sobretudo em toda obra, desde o começo do livro, indo até o seu final. É muito relevante, pois a visão dos estoicos sobre o mundo difere muito das nossas, ao ver o mundo como “o todo” e que somos parte do desse todo mesmos meros mortais far-lhe-ei parte da eternidade porque o todo é eterno, isso não faz muito sentido para nós, imagine você como parte em uma maçaneta de porta, um cigarro na boca de um fumante, isso claro após morto, muito louco.
          
              Portanto, uma excelente obra, que merece sua leitura, realmente soma em conhecimentos muito diversificado, pretendo fazer em breve uma segunda releitura, daqui a alguns meses, pois o que é bom vale a pena ver de novo.


Moisés Alves Muniz - 08 de dezembro - 2021

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos Econômicos / Nafta / União Europeia/ Benelux / Mercosul/

São associações de países que estabelecem  relações econômicas privilegiadas entre si  e que tendem a adotar  uma soberania comum , ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado.   (OBJETIVO)   A criação do  Benelux   em 1944 foi estimular o comércio e a produção para tentar assegurar o crescimento econômico entre os países membros.   BE – Bélgica Ne - Holanda   Lux  – Luxemburgo    C.E.C.A. (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço) 1947. O Benelux + Alemanha e França.   Região de disputa entre Alemanha e França =  A região da  Alsácia e Lorena, rica em carvão e aço.     A CECA, além de estimular o comércio e a integração econômica, levava os dois países a colaborarem entre si, evitando assim que se destruíssem. Site do congresso Nacional Definição sobre os níveis http://www.camara.leg.br/mercos...

Espaço urbano quanto a Forma, Funções, Estrutura e Processo/ Análise espacial/ Paisagem/ São Lourenço da Mata/ Pernambuco

O espaço geográfico possui diversos elementos que contribuem para sua melhor compreensão, e foi assim definido por Milton Santos, por possuir forma, função, estrutura e processo. Faz-se necessário a compreensão sobre esses conceitos, eles não são estáticos e podem sofrer modificação e aperfeiçoamento. A forma é o aspecto visível, a forma é aquilo que entendemos como estrutura de algo, a função é a atividade desenvolvida, a estrutura é a própria entidade o que é incorporado dentro da forma e que exerce uma função, enquanto processo e o tempo. O espaço de certa forma é investigado por diversas ciências, porém é na geografia que encontramos o maior acervo de livros e de informações mais convincentes sobre o assunto. As quatro definições, função, forma, estrutura e processo, não agem isoladamente, todas elas possuem uma dinâmica e interagem entre si. Vamos analisar o bairro centro da cidade de São Lourenço da Mata–PE, ao qual atualmente na cidade houve uma discreta valoriz...

Ilha de calor, albedo e impermeabilidade dos solos

OUÇA TODO O TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)            Conforme Amorim (2020), a ilha de calor é um fenômeno complexo, é resultante da diversidade das paisagens e a intensidade e o horário da ocorrência das ilhas de calor depende da interação entre as características do relevo, da vegetação, condições meteorológicas e das construções. Diante disso, demonstra-se a relação direta entre a forma e o clima, o modo como o homem se relaciona com a natureza influencia diretamente no microclima em que ele vive.         Segundo Mesquita (2012), o albedo é inversamente proporcional à capacidade que a superfície tem de absorver o calor. Destarte, um albedo alto é a capacidade de refletir esse calor, essa capacidade de refletir está diretamente ligada à cor desta superfície, daí vemos a grande presença nas grandes cidades da coloração cinza, preto, nos assoalhos das vias, assim como nas vidraças dos prédios. Diante do exposto, quanto mais escur...