Determinismo Geográfico/ Friedrich Ratzel / Alexander Von Humboldt/espaço vital/Paul Vidal de La Blache
Determinismo Geográfico
OUÇA TODO O TEXTO AQUI (PORTUGUÊS)Pretendo ser breve nessa definição dessa temática, não é meu interesse discorrer em muitas linhas esse tema. Vamos lá!
O determinismo geográfico possui alguns pensadores que certamente você já ouviu falar, são eles: Humboldt, Montesquieu, Friedrich Ratzel.
Montesquieu afirmava que os habitantes de regiões de climas mais frios são pessoas mais ativo, dinâmico, enquanto aqueles de regiões quentes são preguiçosos, apáticos e inferiores, alcançando também a questão da cultura e política, isto é, o clima também influenciaria a questão política e costumes dos povos.
Já Friedrich Ratzel um geógrafo alemão, o criador do determinismo geográfico, acreditava que o ser humano está fadado ao ambiente, sendo um escravo do meio, ou seja, o homem como um ser meramente passivo, imagine essa situação, uma pessoa que nascesse em um ambiente próximo ao rio seria um pescador. O homem seria um produto do meio, os de regiões frias seriam mais corajosos e fortes, enquanto os de regiões quentes seria fracos, inferiores. Ratzel foi o criador da teoria do espaço vital, que contribuiu para o pensamento nazista.
O contraponto do determinismo geográfico é o POSSIBILISMO que surgiu na França mediante Paul Vidal de La Blache. Esse pensamento é uma crítica ao determinismo, para o POSSIBILISMO o ser humano ele não é um escravo do meio, passivo, mas sim um ativo, que influencia o meio, modifica, desenvolve técnicas.
Portanto, vimos que o pensamento determinista influencia o nazismo, em que traz a ideia de superioridade, espaço vital, a crítica ao determinismo é bem fundamentada, sabemos que o homem não é escravo do meio, tampouco um ser exclusivamente passivo. Lembrando que a teoria de Charles Darwin também contribui nesse pensamento determinista assim como para o nazismo.
Moisés Alves Muniz
Comentários