Determinismo Geográfico
Pretendo ser breve nessa definição dessa temática, não é meu interesse discorrer em muitas linhas esse tema. Vamos lá!
Montesquieu afirmava que os habitantes de regiões de climas mais frios são pessoas mais ativo, dinâmico, enquanto aqueles de regiões quentes são preguiçosos, apáticos e inferiores, alcançando também a questão da cultura e política, isto é, o clima também influenciaria a questão política e costumes dos povos.
Já Friedrich Ratzel um geógrafo alemão, o criador do determinismo geográfico, acreditava que o ser humano está fadado ao ambiente, sendo um escravo do meio, ou seja, o homem como um ser meramente passivo, imagine essa situação, uma pessoa que nascesse em um ambiente próximo ao rio seria um pescador. O homem seria um produto do meio, os de regiões frias seriam mais corajosos e fortes, enquanto os de regiões quentes seria fracos, inferiores. Ratzel foi o criador da teoria do espaço vital, que contribuiu para o pensamento nazista.
O contraponto do determinismo geográfico é o POSSIBILISMO que surgiu na França mediante Paul Vidal de La Blache. Esse pensamento é uma crítica ao determinismo, para o POSSIBILISMO o ser humano ele não é um escravo do meio, passivo, mas sim um ativo, que influencia o meio, modifica, desenvolve técnicas.
Portanto, vimos que o pensamento determinista influencia o nazismo, em que traz a ideia de superioridade, espaço vital, a crítica ao determinismo é bem fundamentada, sabemos que o homem não é escravo do meio, tampouco um ser exclusivamente passivo. Lembrando que a teoria de Charles Darwin também contribui nesse pensamento determinista assim como para o nazismo.
Moisés Alves Muniz
Comentários