Primeiro voo de deportados da era Trump com destino ao Brasil chega a Belo Horizonte nesta sexta-feira (24/01/25)
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, será palco nesta sexta-feira (24) da chegada do primeiro voo com deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente republicano Donald Trump. De acordo com a Polícia Federal, a aeronave transportará 158 brasileiros.
O voo está programado para pousar durante a noite e marca uma nova fase na política migratória entre os dois países. Vale destacar que este será o segundo voo com deportados a chegar em Confins neste ano. O primeiro ocorreu em 10 de janeiro, ainda sob o governo do democrata Joe Biden, trazendo 100 pessoas a bordo.
Esses eventos reforçam a crescente complexidade das questões migratórias que envolvem cidadãos brasileiros nos Estados Unidos.
Vale salientar que durante o governo de Joe Biden foram mais deportados para o Brasil em comparação ao governo de Trump, no entanto, a imagem que ele quer demonstrar para seus seguidores é essa da fotografia, do tratamento violento, como se essas pessoas fossem verdadeiros terroristas.
O processo de desterritorialização que foi justamente a saída desses imigrantes de seus países de um modo geral é por fatores de repulsão dessas pessoas, que muitas vezes não encontram as oportunidades em suas regiões e com isso acabam se aventurando, vale lembrar, uma aventura perigosa para uma terra "das oportunidades".
Muitas vezes, até chegar esse momento de ser deportado, passou-se muito tempo, e o processo de reterritorialização é muitas vezes doloroso, e decepcionante, pois são enterrados aqueles sonhos que outrora tinham sido o combustível no processo de saída de seu país de origem.
VOCABULÁRIO
DESTERRITORIALIZAÇÃO - É justamente a saída de um espaço de origem, na qual houve um enraizamento, houve uma adaptação, é a retirada.
RETERRITORIALIZAÇÃO - É justamente o retorno, toda a desterritorialização é acompanhada de uma reterritorialização, a chegada o retorno muitas vezes se apresenta com um cenário diferente daquele do momento da desterritorialização, sendo com isso um novo processo de adaptação.
VIVA O MOMENTO GEOGRÁFICO
Comentários